Na última terça dia 17/09/19 fui no evento de UX Fails sediado na Gympass.

E qual o motivo de ser “UX fails” ? Em geral vamos em eventos para vermos cases de sucesso (gosto bastante) ou ficar ouvindo o(a) palestrante falar do currículo dele(a) por 20 minutos (não gosto muito).

A ideia é justamente mostrar que nem tudo são flores na UX, que um workshop interno pode dar errado, que o projeto bacana pode ter consequências horríveis e coisas assim.

Curiosidades

  • Time de Design da Gympass está migrando de Sketch para o Figma (a Gabriela e a Nina inclusive falaram que os devs e as devs curtiram bastante pois parece um “live design” 😂)
  • Hoje a Gympass usa o Lookback e o Testa Isso para testes de usabilidade remotos

Ensinamentos passados

  • Atitude de dono(a) é fundamental
  • Tenha desprendimento com o projeto
  • Consultoria: não deixe a pessoa de design esquecida lá no cliente
  • Se atente mais em todos os stakeholders do projeto
  • Projeto internacional somente com uma boa análise
  • Alinhar bem com o pessoal de vendas antes da venda acontecer
  • Vai ter gente no seu workshop de UX que não queria estar ali: lide com isso de alguma forma, seja batendo na pessoa ou tentando mostrar o valor da presença dela ali (ou ambos)
  • Reunião presencial com algumas pessoas remotas? Faz todo mundo ser remoto. Do contrário a galera remota quase não vai interagir
  • Fale a linguagem de negócios, não adianta esquivar disso
  • Antes de um workshop, defina bem o objetivo e deixe claro essa informação para os(as) participantes
  • Para evitar overlap de trabalho comunicação é a chave
  • Empatia virou uma palavra muito banal
  • UX designer falando: “Ah eu to fazendo empatia, posso fazer qualquer coisa aqui, eu sei o que precisa ser feito”
  • Precisa ter empatia para ser designer? Para não ser um ***** está ótimo 👍🏼

Palestrantes

Ana Coli – Partner at ZOLY
Empresa: ZOLY
https://www.linkedin.com/in/anacoli/

Gabriela Gentile – Senior Product Designer
Empresa: Gympass
https://www.linkedin.com/in/gabriela-gentile-207b7896/

Nina Simões – Product Designer
Empresa: Gympass
https://www.linkedin.com/in/nina-simoes/

Euripedes Magalhães – Design Manager
Empresa: Avanade
https://www.linkedin.com/in/euripedesm/

Fotos

slide com os dizeres meetuy gimpass ux fails. na lateral uma foto de duas pessoas que aparentam serem gym rats
slide com texto 'ux fails quando o gestor e o processo falham' com uma imagem de um urso que acabou de rasgar a calça. A palestrante ana do lado direito da foto olhando para o slide
slide falando sobre o processo de um job da zoly, 12 entrevistas, 3 personas, 1 lista de problemas. Palestrante do lado direito com microfone na mão
slide de capa 'overlap de squads'
slide mostrando como era o processo de UX das meninas da gympass
slide mostrando como é hoje o processo de UX das meninas da gympass

Gostei bastante do estilo do evento pois dá um ar mais humano para nossa área, onde o erro é aceitável mas aprender com ele não é opcional.

Deixa aí nos comentários algum UX Fail (mesmo que pequeno) que você fez. O meu foi acreditar muito em personas. 😶

Que tal receber dicas de UX direto no seu e-mail?

Receba a newsletter que eu escrevo pessoalmente, com práticas de usabilidade, insights do mercado de UX e dicas do Figma