Muitas pessoas que projetam aplicativos normalmente começam usando o design do próprio Google: o Material Design.

Agora melhor que ficar olhando tela por tela e ir copiando no Figma, seria se tivesse isso pronto. Depois criar um protótipo no Figma confira como fazer uma cópia do Material Design.

1. Vá no site do Material Design, do próprio Google

O site é o Material.io e é importante dizer aqui que esse (e somente esse) é o oficial do próprio Google. Em teoria se algo do Material mudar o Google já vai replicar aí.

No menu, clique em “Resources” (recursos) e desça até a seção “Downloads”:

2. Duplique o projeto na sua conta do Figma

Clicando em “Baseline design kit for Figma” (Kit de design base para Figma), você vai ser redirecionado para a página do Figma onde pode duplicar o arquivo.

Basta clicar em “Duplicate” (duplicar) como mostrado na imagem abaixo.

3. Agora é só criar!

A cópia que você acabou de fazer é sua, e só você tem acesso, então pode mexer em tudo sem medo de achar que está mexendo no arquivo do Tio Google.

4. Bônus: recomendo esse outro aqui

Apesar de ser mais seguro pegar algo direto da fonte oficial, o Google ainda não o atualizou (até a data de hoje) com as últimas funcionalidades do Figma, como o auto-layout ou os links externos por exemplo.

Dessa forma, recomendo duplicar esse arquivo do Material Design feito pelo designer Eduardo Pratti, que já possui tudo isso e muito mais,

Vamos ter uma versão desse post do iOS também, fiquem ligados(as)!

Que tal receber dicas de UX direto no seu e-mail?

Receba a newsletter que eu escrevo pessoalmente, com práticas de usabilidade, insights do mercado de UX e dicas do Figma