Na última terça dia 17/09/19 fui no evento de UX Fails sediado na Gympass.
E qual o motivo de ser “UX fails” ? Em geral vamos em eventos para vermos cases de sucesso (gosto bastante) ou ficar ouvindo o(a) palestrante falar do currículo dele(a) por 20 minutos (não gosto muito).
A ideia é justamente mostrar que nem tudo são flores na UX, que um workshop interno pode dar errado, que o projeto bacana pode ter consequências horríveis e coisas assim.
Curiosidades
- Time de Design da Gympass está migrando de Sketch para o Figma (a Gabriela e a Nina inclusive falaram que os devs e as devs curtiram bastante pois parece um “live design” 😂)
- Hoje a Gympass usa o Lookback e o Testa Isso para testes de usabilidade remotos
Ensinamentos passados
- Atitude de dono(a) é fundamental
- Tenha desprendimento com o projeto
- Consultoria: não deixe a pessoa de design esquecida lá no cliente
- Se atente mais em todos os stakeholders do projeto
- Projeto internacional somente com uma boa análise
- Alinhar bem com o pessoal de vendas antes da venda acontecer
- Vai ter gente no seu workshop de UX que não queria estar ali: lide com isso de alguma forma, seja batendo na pessoa ou tentando mostrar o valor da presença dela ali (ou ambos)
- Reunião presencial com algumas pessoas remotas? Faz todo mundo ser remoto. Do contrário a galera remota quase não vai interagir
- Fale a linguagem de negócios, não adianta esquivar disso
- Antes de um workshop, defina bem o objetivo e deixe claro essa informação para os(as) participantes
- Para evitar overlap de trabalho comunicação é a chave
- Empatia virou uma palavra muito banal
- UX designer falando: “Ah eu to fazendo empatia, posso fazer qualquer coisa aqui, eu sei o que precisa ser feito”
- Precisa ter empatia para ser designer? Para não ser um ***** está ótimo 👍🏼
Palestrantes
Ana Coli – Partner at ZOLY
Empresa: ZOLY
https://www.linkedin.com/in/anacoli/
Gabriela Gentile – Senior Product Designer
Empresa: Gympass
https://www.linkedin.com/in/gabriela-gentile-207b7896/
Nina Simões – Product Designer
Empresa: Gympass
https://www.linkedin.com/in/nina-simoes/
Euripedes Magalhães – Design Manager
Empresa: Avanade
https://www.linkedin.com/in/euripedesm/
Fotos
Gostei bastante do estilo do evento pois dá um ar mais humano para nossa área, onde o erro é aceitável mas aprender com ele não é opcional.
Deixa aí nos comentários algum UX Fail (mesmo que pequeno) que você fez. O meu foi acreditar muito em personas. 😶